As consultas são realizadas utilizando o método da Iridossomatologia, ou seja, através da íris dos olhos é feito uma análise para verificar quais disfunções estão sendo apresentadas no organismo, para assim iniciar um tratamento a fim de evitar a evolução das disfunções encontradas.
Por traduzirem as emoções e os sentimentos de qualquer pessoa, os olhos são considerados a janela da alma. Mas eles não revelam apenas os anseios e emoções dos seres humanos. Através da íris do olho é possível avaliar aspectos físicos, psíquicos e imunológicos do corpo humano. A Iridossomatologia é o estudo da íris, e é por meio dela que se torna possível analisar as condições em que a saúde de uma pessoa se encontra.
No âmbito físico, é possível identificar os órgãos de menor resistência e as mudanças que estão ocorrendo no sistema orgânico. No âmbito psíquico, é possível detectar as emoções que geram toxinas e debilitam o organismo e, no âmbito imunológico, avaliam-se os níveis de vitaminas e minerais no organismo, interpretando a necessidade de sua suplementação. Além de tudo isso, ainda é possível diagnosticar a retenção de resíduos mal excretados ou toxinas mal eliminadas, apontando os órgãos atingidos e propiciando a sua correção antes que se instale uma doença. Para o médico Dr. Rafael Navarrete, através da Iridossomatologia é possível “detectar distúrbios em evolução e, precocemente, iniciar o tratamento para que este distúrbio não evolua”.
A análise iridossomatológica se torna possível pelo fato de os olhos estarem ligados ao cérebro e, ao mesmo tempo, conectados a uma rede de nervos que se comunicam com todas as partes do corpo. Deste modo, recebem estímulos internos que são gravados nas fibras da íris. Para o Dr. Arnaldo Gauer, médico e pesquisador nessa área, a Iridossomatologia “é o estudo fisioanatomopatológico de um corpo em ação realizado sobre a íris e a esclera dos olhos, estabelecendo a relação com o meio exterior, a relação interna das partes do organismo, a integração das diversas relações e o valor de sua constituição individual."